Barra Mansa realiza a 12ª Conferência Municipal de Saúde | Notícias

Prefeitura de Barra Mansa

Publicado: 27/06/2026 às 14:01

A Prefeitura de Barra Mansa promove nesta sexta-feira e sábado, dias 26 e 27, a 12ª Conferência Municipal de Saúde, etapa preparatória para a 18ª Conferência Nacional de Saúde (18ª CNS). O encontro reúne gestores, profissionais da saúde, usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), conselheiros e representantes da sociedade civil para debater os principais desafios da saúde pública e definir propostas que irão nortear as políticas públicas do setor.
Promovida pela Secretaria Municipal de Saúde em parceria com o Conselho Municipal de Saúde, a conferência acontece no auditório do UBM, no Centro. Na sexta-feira, a programação foi realizada das 16h às 22h, e neste sábado as atividades seguem das 7h30 às 20h.
Com o tema “Saúde, Democracia, Soberania e SUS: Cuidar do Povo é Cuidar do Brasil”, a 12ª edição municipal reafirma a importância da participação popular na construção das políticas públicas de saúde. Além de promover o diálogo entre governo e sociedade, a conferência fortalece o compromisso com os princípios que sustentam o SUS: universalidade, integralidade, equidade e controle social.
Ao longo dos dois dias, os participantes discutem propostas que serão encaminhadas às etapas estadual e nacional da conferência, além de elegerem os delegados que representarão Barra Mansa nas próximas fases do processo.
O secretário municipal de Saúde, Sérgio Gomes, destacou que a conferência é um dos mais importantes espaços democráticos de construção das políticas públicas e ressaltou a relevância do SUS para a população brasileira.
 – A Conferência Municipal de Saúde é um dos principais instrumentos de participação social do SUS. É neste espaço que usuários, trabalhadores, gestores e conselheiros apresentam suas demandas, compartilham experiências e constroem propostas para fortalecer a saúde pública. O SUS é um patrimônio do povo brasileiro. Trata-se de um sistema que garante atendimento universal, gratuito e integral, salva vidas diariamente e assegura que a saúde seja um direito de todos, independentemente da condição social. Fortalecer o SUS é fortalecer a cidadania, a democracia e a qualidade de vida da nossa população – afirmou o secretário.
Sérgio Gomes também ressaltou que as conferências exercem papel estratégico no planejamento da saúde pública, contribuindo para a definição de prioridades e para a aplicação dos recursos públicos. “É a voz dos territórios se transformando em políticas públicas, orientando ações que refletem as necessidades reais da população”, completou.
Os debates foram organizados em quatro eixos temáticos: Democracia, saúde como direito e soberania nacional; Financiamento adequado e suficiente para o SUS, com base na justiça tributária e na sustentabilidade fiscal e social; Os desafios para o SUS na agenda nacional de defesa da vida e da saúde, incluindo emergências climáticas e justiça socioambiental; e Modelo de atenção e gestão do SUS, com territórios integrados e cuidado integral.
A abertura da conferência contou com palestra da vice-prefeita e secretária de Saúde de Rio Claro, Guta Monteiro, que abordou o tema desta edição. Também participaram da solenidade o presidente do Conselho Municipal de Saúde de Barra Mansa, Gilson Sena, e o diretor de Desenvolvimento Institucional do UBM, Leonardo Iório.

Categorias:

Saúde e Vigilância Sanitária

SMS

Tags:

Link Original

Últimas Notícias

Social Share Buttons and Icons powered by Ultimatelysocial