Secretaria da Juventude de Volta Redonda promove atividades do projeto Conexão Consciente no Memorial Zumbi

Secretaria da Juventude de Volta Redonda promove atividades do projeto Conexão Consciente no Memorial Zumbi


Evento com estudantes da rede pública faz parte do calendário de comemorações do aniversário de 36 anos do espaço cultural

A Prefeitura de Volta Redonda, por meio da Secretaria Municipal da Juventude (Sejuv), realizou nesta terça-feira (23), no Memorial Zumbi, na Vila Santa Cecília, mais uma edição do projeto Conexão Consciente. A ação faz parte das comemorações pelos 36 anos do Memorial e contou com a presença de um grupo de alunos da Escola Municipal Jesus Menino, localizada no bairro Belmonte.

Durante o evento, os alunos assistiram a uma palestra sobre a história do espaço cultural e sua importância para a valorização da cultura afro-brasileira, ministrada pela coordenadora Renata Ferreira. Eles também participaram de uma visita guiada pelas instalações do local, que atualmente conta com uma exposição sobre o músico e compositor Julinho dos Palmares. Na sequência, acompanharam uma apresentação de um grupo de artistas da batalha de rima.

A coordenadora Renata Ferreira falou sobre o que representa para o Memorial receber a visita dos jovens volta-redondenses no mês de aniversário do espaço.

“Neste encontro, pudemos contar a história deste espaço. Sabemos que eles vão passá-la adiante, e é isso o que pretendemos. Queremos que as pessoas visitem e conheçam a história do Memorial Zumbi, e, no mês de aniversário, poder receber tantas crianças e outras pessoas é muito importante. Para nós, ter aqui dentro tanto as pessoas mais velhas quanto a juventude é a certeza de que estamos deixando um legado”, disse Renata.

Já o secretário municipal da Juventude, Munir Filho, afirmou que é uma grande satisfação poder realizar o Conexão Consciente no Memorial, justamente no mês em que o espaço comemora 36 anos de existência.

“O Memorial Zumbi é um espaço muito importante para a cultura afro-brasileira e, neste evento, tivemos a oportunidade de falar sobre essa importância e mostrar tudo isso a essas crianças. Foi muito especial. Elas precisam conhecer seus direitos, a história do Memorial e também a própria história. Aqui, pudemos mostrar tudo isso”, afirmou o secretário.

O deputado estadual e presidente da Comissão de Assuntos da Criança, do Adolescente e da Pessoa Idosa da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj), Munir Neto, também destacou a realização desta edição do projeto no espaço cultural, e afirmou que a ação ajuda a fortalecer os vínculos dos estudantes com a história.

“Celebrar os 36 anos do Memorial Zumbi ao lado dos nossos jovens é uma forma de fortalecer a conexão deles com a história, a cultura e a identidade do nosso povo. Conhecer o passado é essencial para construir um futuro mais consciente e respeitoso”, destacou Munir.

Fotos de Geraldo Gonçalves – Secom/PMVR.

Pin It



Últimas Notícias

Social Share Buttons and Icons powered by Ultimatelysocial