Volta Redonda promove 3ª Conferência Municipal dos Direitos Humanos no dia 12 de setembro

Volta Redonda promove 3ª Conferência Municipal dos Direitos Humanos no dia 12 de setembro


Volta Redonda promove 3ª Conferência Municipal dos Direitos Humanos no dia 12 de setembro

Evento, realizado pela Secretaria de Políticas para Mulheres e Direitos Humanos e pelo Conselho Municipal, reunirá a sociedade para debater quatro eixos e eleger delegados para a Conferência Estadual

A Prefeitura de Volta Redonda, por meio da Secretaria Municipal de Políticas para Mulheres e Direitos Humanos (SMDH), e o Conselho Municipal dos Direitos Humanos (CMDH), realizam no dia 12 de setembro a 3ª Conferência Municipal dos Direitos Humanos, que acontecerá na sede da Aciap-VR (Associação Comercial Industrial Agropastoril de Volta Redonda), das 8h às 19h, com entrada franca.

A secretária municipal de Políticas para Mulheres e Direitos Humanos, Glória Amorim, cita o peso político da conferência. “Toda conferência é importante para elaborar políticas públicas. Há muitos anos que não fazemos Conferência dos Direitos Humanos; no mês de julho deste ano realizamos a Conferência da Mulher e agora fomos convidados a realizar a de Direitos Humanos para que a população seja ouvida no seu coletivo e possa dizer o que avançou, se houve retrocessos, o que precisamos ainda avançar. O povo vai discutir políticas públicas para o Município executar. Volta Redonda tem um histórico de defesa dos direitos humanos, quando tivemos a mão amiga, a presença do bispo Dom Waldyr Calheiros, que defendia com unhas e dentes a luta dos trabalhadores, os direitos dos mais fracos e da população da nossa cidade”, concluiu.

A 3ª Conferência Municipal dos Direitos Humanos vai debater quatro eixos temáticos: Enfrentamento das Violações e Retrocessos – Igualdade e Justiça Social; Democracia e Participação Popular; Justiça Climática, Meio Ambiente e Direitos Humanos; Proteção dos Direitos Humanos no Contexto Internacional e Fortalecimento da Institucionalidade na Promoção e Proteção dos Direitos Humanos.

A integrante do Conselho Municipal dos Direitos Humanos e assessora de Promoção de Políticas para os Direitos Humanos da SMDH, Cidinha Araújo, destaca o alcance da Conferência:

“É um momento importante de discussão e elaboração de propostas para garantir que aconteça avanços nas políticas públicas de defesa dos direitos humanos. A 3ª Conferência terá o tema proposto pelo Conselho Nacional de Direitos Humanos, que é ‘Por um Sistema Nacional de Direitos Humanos’; consolidar a democracia, resistir aos retrocessos e avançar na garantia de direitos para todas as pessoas”, disse Cidinha.

O presidente do Conselho Municipal dos Direitos Humanos (CMDH), advogado João Catta Preta, falou das expectativas na realização da 3ª. Conferência de Direitos Humanos. “O CMDH com a Conferência terá a oportunidade de criar e fortalecer Núcleos Especializados de Atendimento em delegacias, hospitais e centros de referência, com equipes multidisciplinares (psicólogos, assistentes sociais, advogados) preparados para acolher e orientar vítimas de violência de forma humanizada”, afirmou o advogado, acrescentando:

“Também ampliar o Programa de Defensores de Direitos Humanos, comunicadores, ambientalistas, incluindo a criação de um observatório nacional para monitorar e registrar ameaças e ataques, além de emitir alertas e articular ações de proteção imediata em parceria com o Ministério Público e o Poder Judiciário”, afirmou João Catta Preta.

A Conferência Municipal acompanha o calendário nacional com a escolha de delegados que irão participar da 4ª Conferência Estadual dos Direitos Humanos, que acontecerá no dia 26 de setembro de 2025.

Foto de arquivo: Geraldo Gonçalves.
Secom/PMVR

Pin It



Últimas Notícias

Social Share Buttons and Icons powered by Ultimatelysocial