Evento reuniu milhares de pessoas na Avenida Prefeito Roosevelt Brasil com serviços gratuitos, atividades culturais e ações de cidadania
Este sábado, dia 06, começou com mobilização social, cidadania e inclusão, em Barra Mansa. Com milhares de pessoas presentes entre 9h e 15h, a Prefeitura promoveu a edição local do ‘Conexão Global pelos Direitos Humanos: Unindo Forças por Dignidade, Paz e Justiça Social’ – uma grande ação integrada de serviços gratuitos à população. Realizado na Avenida Prefeito Roosevelt Brasil, no Centro, o evento foi organizado pela Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos e reuniu várias Pastas do governo municipal, além de parceiros estaduais, ONGs e instituições da sociedade civil.
Como ressaltou a secretária de Assistência Social, Joseane Ricarte, a população teve acesso a serviços de documentação, saúde, empregabilidade, orientação jurídica, bem-estar animal, cultura, esportes e inclusão digital. A carreta RJ para Todos + Serviços – através do deputado Munir Neto; emissão e regularização de CPFs; atendimentos jurídicos; distribuição de mudas pela Secretaria de Meio Ambiente; atendimentos de saúde, incluindo testes rápidos e aferição de pressão; currículos cadastrados no Balcão de Empregos; atendimentos na tenda LGBTQIAPN+; orientações na tenda da Pessoa com Deficiência – também foram serviços prestados no evento.
– Hoje mostramos, mais uma vez, que política pública se faz com escuta, presença e ação. O Conexão Global é mais do que um evento, é um compromisso com os direitos humanos. É garantir que cada pessoa, seja qual for sua história, tenha acesso ao que é seu por direito: saúde, dignidade, cidadania e acolhimento. Hoje a gente sai feliz e satisfeito por todo o apoio da Prefeitura em proporcionar tantos benefícios à população – disse Joseane.
Na área da assistência social foram realizados centenas de atendimentos com emissão de documentos, orientação sobre benefícios como BPC e Bolsa Família, além de ações voltadas ao público LGBTQIAPN+, pessoas em situação de rua e vítimas de violência.
O evento também se destacou pela inclusão de públicos específicos. A Secretaria da Pessoa com Deficiência distribuiu abafadores de ruído, cordões de girassol e realizou cadastros de PcDs. Já a Proteção e Bem-Estar dos Animais orientou tutores e realizou agendamentos para castração gratuita, com doação de ração.
Outro destaque foi o apoio da Defensoria Pública, OAB e CEJUSC, que ofereceram orientação jurídica, elaboração de ações simples, além de serviços como divórcio consensual, reconhecimento de paternidade e requalificação civil de pessoas trans, intersexo e não binárias.
A parceria com o Embelezze garantiu autoestima para os presentes, com serviços de maquiagem, tranças, sobrancelhas e cortes de cabelo gratuitos.
– Este evento não é apenas prestação de serviço, é demonstração de respeito, de cuidado, de compromisso com as pessoas. Agradeço a cada servidor, parceiro e voluntário que tornou esse dia possível. Vamos continuar trabalhando por uma cidade cada vez mais inclusiva, humana e justa – destacou o prefeito Furlani.
Cultura, tecnologia e beleza para todos
A programação também contou com o apoio da Fundação Cultura, que animou o evento com música ao vivo, apresentações de dança e mais uma edição do projeto Pegue & Leve, incentivando a leitura por meio da troca e doação de livros.
Outro grande atrativo foi a tenda interativa do Conexão Globoplay, da TV Rio Sul, que ofereceu orientação sobre acesso à plataforma de streaming gratuita da Globo, distribuição de brindes e incentivo à inclusão digital.
FOTOS: Gabriel Borges