Prefeitura de Barra Mansa
Publicado: 22/06/2026 às 18:13
Gritos de guerra, apresentações estudantis e a premiação da gincana de reciclagem marcaram o encerramento da Semana do Meio Ambiente na manhã desta segunda-feira (22), na Escola Municipal Bartolomeu Anacleto, no distrito de Floriano, em Barra Mansa. Como ponto alto da programação, a Prefeitura, por meio das secretarias municipais de Educação e de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, anunciou o início das ações para que a unidade escolar se torne uma Escola Vocacionada Socioambiental. O processo marca a fase inicial de sensibilização, que inclui oficinas e ações educativas junto à comunidade escolar. O evento reuniu autoridades municipais, profissionais da educação, estudantes e familiares.A secretária municipal de Educação, Linamar Carvalho, explicou que a definição da vocação socioambiental da escola é resultado de um estudo realizado pela rede municipal, que identifica potencialidades específicas de cada unidade escolar.
_ A escola vocacionada é aquela em que identificamos, junto aos alunos e à comunidade, uma característica que pode ser desenvolvida de forma mais aprofundada. A Bartholomeu Anacleto inicia agora sua trajetória como escola vocacionada socioambiental e passará a contar com oficinas, projetos e atividades voltadas a essa temática. Já temos outras experiências de sucesso na rede e temos certeza de que aqui não será diferente, com um aprendizado ainda mais prático e dinâmico sobre o meio ambiente – afirmou Linamar.
Durante a solenidade, os estudantes apresentaram os gritos de guerra das equipes participantes da gincana de reciclagem, uma das atividades realizadas ao longo da Semana do Meio Ambiente. A programação também contou com exposição de trabalhos produzidos pelos alunos nos murais da escola, além de ações como plantio de mudas e implantação da horta escolar.
O diretor da Escola Municipal Bartholomeu Anacleto, Renan Cordeiro Seixas, destacou o envolvimento da comunidade escolar e o resultado da gincana de reciclagem. “Receber este título é motivo de muito orgulho para toda a nossa comunidade escolar. A gincana foi um grande sucesso e conseguimos mobilizar alunos, famílias e profissionais da educação, além de arrecadar diversos materiais recicláveis. Esse resultado reforça o compromisso da escola com a formação de cidadãos mais conscientes e comprometidos com o meio ambiente”, disse Renan.
A aluna Julia Silva, participante das atividades, destacou a experiência vivida durante a semana. “Eu gostei muito de participar porque aprendi que reciclar ajuda a cuidar do planeta. Foi muito legal trabalhar em equipe, arrecadar materiais e ver que todos estavam ajudando. Também gostei de plantar as mudas e conhecer mais sobre a natureza”, contou.
O secretário municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Rodrigo Viana, ressaltou o compromisso da gestão do prefeito Luiz Furlani com a ampliação das escolas vocacionadas e o fortalecimento da educação ambiental no município.
_ Os trabalhos produzidos pelos alunos com materiais recicláveis mostram o quanto a conscientização ambiental já faz parte do dia a dia da escola. Esse é um compromisso do governo do prefeito Luiz Furlani: ampliar o número de escolas vocacionadas e incentivar boas práticas ambientais em toda a rede municipal. A Bartholomeu Anacleto desenvolve um trabalho de excelência, envolvendo alunos, profissionais da educação e famílias. Os grandes vencedores dessa conquista são as crianças, que aprendem desde cedo a importância da reciclagem, do descarte correto dos resíduos e do cuidado com o meio ambiente – destacou Rodrigo.
A entrega do título encerra a programação da Semana do Meio Ambiente em Barra Mansa, que, ao longo do mês de junho, contou com ações educativas, mutirões de limpeza, plantio e distribuição de mudas, campanhas de conscientização e atividades voltadas à preservação ambiental, reforçando o compromisso do município com a sustentabilidade e a qualidade de vida da população.
Categorias:
Educação e Pesquisa
SECOM
Tags:
